Pular para o conteúdo principal

PROJETO INSETOS




OBJETIVO GERAL:

·         Identificar e Conhecer os insetos mais comuns em nosso ambiente, o modo de vida e suas características
·         Entender sua função para o equilíbrio do nosso meio ambiente.


OBJETIVO ESPECÍFICO:

•        Estimular o conhecimento dos insetos.
•        Identificar sua estrutura corporal.
•        Reconhecer o meio em que vivem;
•        Estimular a higiene em nossos ambientes, em casa, na escola e nas ruas;
•        Identificar quais são os insetos que nos auxiliam;
•        Reconhecer os insetos produtores;
•        Conhecer como funciona a cadeia alimentar dos insetos.


JUSTIFICATIVA:

Um estudo sobre os insetos nas series iniciais tem como objetivos conscientizar as crianças que os insetos são de grande importância para o nosso planeta, pois cada inseto tem sua função especifica e precisamos de cada um deles para o nosso equilíbrio biológico.
Através deste projeto podemos identificar sua estrutura corporal, seus hábitos alimentares, qual o meio em que vivem e qual a sua função na natureza.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

1.   Levantamento dos conhecimentos prévios acerca do tema.
2.    Observar os diversos insetos no espaço escolar, tais como: joaninha,besouro, borboleta, abelha, formiga, gafanhoto, entre outros.
  
CONTEÚDO

Matemática
Quantidades (estrutura, pernas, asas, olhos...)
Cores


Linguagem Oral
Leitura de diversas obras literárias.
Roda de conversa
Fábulas: A cigarra e a Formiga, O leão e o inseto.
Desenhos  animados e imagens diversas.


Ciências naturais e sociais
Quais os tipos de doenças causados pelos insetos  como a dengue.
Quais os insetos que produzem mel.
Observação de insetos com lupa.
Realizar com os alunos registros com desenhos dos insetos.


Artes
Confecção de insetos com materiais reciclados.
Confecção de um formigueiro de argila.
Pintura em palitos de picolé.


Música
Identificaremos os sons emitidos pelos insetos.
Músicas como: a formiguinha, borboletinha, borboleta preta,a pulga e o percevejo, entre outras.

Movimento

Brincadeira de faz-de-conta.
Brincadeiras dirigidas.


INSETOS ESTUDADOS

Abelha
Borboleta
Cigarra
Formiga
Joaninha
Piolho
Gafanhoto
Barata
Libélula
Louva deus
Mosquito da dengue
Mosca
Pernilongo
Besouro
Carrapato
Pulga
Percevejo






RECURSOS

Os recursos a serem utilizados durante a realização do projeto serão: jornais, revistas, músicas, copias reprografadas, caderno, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, papel sulfite, cartolina, papel pardo, DVDs, livros de histórias, sucatas, lupa, cartazes, insetos capturados, entre outros.



AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da observação da participação das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.


CULMINÂNCIA

A culminância será realizada no final do bimestre em duas etapas:
 1º - Exposição de trabalhos para os pais e a comunidades dentro do espaço escolar.
2º - Confraternização no encerramento do bimestre.



REFERÊNCIAS




·                BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Lista de Chamada

Roda de Música

O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho   com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

MÚSICA

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e  comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma  de expressão humana.  Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, fetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do  desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


PIRULITO QUE BATE BATE

Pirulito que bate b…

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Atividades com números

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais