Pular para o conteúdo principal

Projeto Alimentação para Maternal

Projeto
Alimentação, Saúde e Higiene

Prof. Dessire Fernandes Saldanha



OBJETIVO GERAL:
·         Reconhecer os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando  a linguagem oral e visual.
·         Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·         Incentivar hábitos de higiene, como lavar as mãos, escovar dentes, tomar banho, entre outros.
·         Identificar as preferências alimentar dos alunos;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância de nos alimentamos;
·         Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.
·         Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
·         Reconhecer que o corpo suja, e que há necessidade de higiene diária.

Conteúdos Curriculares

1. Linguagem oral e escrita

• Registro da canção ( A Sopa do Neném)  para visualização das palavras.
• Contagem de letras e palavras; discriminação de letras e sons, palavras e frases (acompanhamento com dedos para o desenvolvimento da leitura de ajuste).
• Produção de cartazes com as palavras das músicas e seu respectivo desenho.
• Registro de receitas com alimentos.
• Associar desenhos a canção ( A Sopa do Neném).
• Leitura e representação do livro “A Cesta da dona Maricota”
· Sequencia alfabética.
• Brincadeiras com as vogais.

2. Alfabetização matemática

• Contagem com a cesta de alimentos “ A Cesta da Dona Maricota”.
• Estudos das cores e texturas dos alimentos.
• Noção de formas relacionando com alguns alimentos. Ex.: tomate – círculo; cenoura – triângulo, pão de forma - quadrado.
• Noções de lateralidade: dentro e fora; longe e perto; em cima e embaixo; ao lado.
• Sequencias numéricas.

3. Artes visuais

• Explorar cores e  formas.
• Modelagem dos ingredientes da SOPA.
· Carimbos feitos de batatas.
· Releitura da obra “Maçã” de Romero Brito.

4. Natureza e Sociedade

• Percepção das diferenças de sabores, odores, cores, texturas, formas e tamanhos na degustação dos alimentos.
· Incentivar o hábito de uma alimentação saudável.

5. Movimento
• Brincadeiras na roda cantada, dramatizando a música.
• Circuito com alimentos, passear no bosque e levar sua sacola.
• Preparando um prato saudável: higienizar, cortar e montar o prato.
• Com a massa de modelar, reproduzir as formas das frutas, verduras e legumes.

6. Identidade e autonomia
• Durante todo o projeto, será valorizada a postura, as atitudes adequadas, os momentos de higiene e o cuidado com o meio ambiente.

7. Música
• Melodia, letra e ritmo da canção “SOPA”, do grupo Palavra Cantada.
· Músicas da rotina dos alunos.

ATIVIDADES PREVISTAS:

·         Experimentar diversos alimentos e receitas em sala de aula;
·         Confeccionar cartazes e registros; ( cores e sabores) (alimentos saudáveis e não saudáveis)...
·         Trabalhar com diversos alimentos de plástico;
·         Rodas de conversas;
·         Rodinhas com músicas sobre alimentação;
·         Histórias que envolvam alimentação;
·         Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas, ex. purê de batata, mostrar a batata crua e depois cozida, etc...;
·         Conscientizar que alguns alimentos são provenientes ou derivados de animais;
·         Destacar os quatro tipos de sabores como doce, salgado, azedo e amargo
·         Destacar os grupos alimentares ( frutas, verduras, grãos, carnes e derivados, gorduras e doces);
·         Pinturas diversas.


CULMINÂCIA DO PROJETO
Realizar um piquenique com os alunos na varanda do CEINF.
Videos :
A sopa do neném ( Palavra Cantada), Bolacha de água e sal( Palavra Cantada),  A hora da refeição (Patati & Patatá), etc...
Video: A Sopa do Nenêm http://www.youtube.com/watch?v=j7arlpPAQ7w
Video: Bolacha de Água e Sal http://www.youtube.com/watch?v=PuQPMnQfkZ8
Patati e Patatá http://www.youtube.com/watch?v=404OQXQOyDw&feature=related
Este é sobre higiene:


Avaliação:

 A avaliação será feita através da participação, realização das atividades e expressão oral/verbal do aluno.







Música: A Sopa do Neném



 A SOPA DO NENÉM
PALAVRA CANTADA

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM ESPINAFRE?
SERÁ QUE TEM TOMATE?
SERÁ QUE TEM FEIJÃO?
SERÁ QUE TEM AGRIÃO?
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM FARINHA?
SERÁ QUE TEM BALINHA!?
SERÁ QUE TEM MACARRÃO?
SERÁ QUE TEM CAMINHÃO?!
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM RABANETE?
SERÁ QUE TEM SORVETE!?
SERÁ QUE TEM BERINJELA?
SERÁ QUE TEM PANELA!?
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM MANDIOCA?
SERÁ QUE TEM MINHOCA!?!
SERÁ QUE TEM JACARÉ!?!
SERÁ QUE TEM CHULÉ!?!
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM ALHO-PORÓ?
SERÁ QUE TEM SABÃO EM PÓ?!
SERÁ QUE TEM REPOLHO?
SERÁ QUE TEM PIOLHO!?
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM CAQUI?
SERÁ QUE TEM JAVALI?!
SERÁ QUE TEM PALMITO?
SERÁ QUE TEM PIRULITO!?
É
1, É 2, É 3





Comentários

  1. Adorei! Muito bom seu projeto, vou usar suas ideias para trabalhar com meus pequenos.Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Muito bom seu projeto, vou usar suas ideias para trabalhar com meus pequenos.Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Lista de Chamada

Roda de Música

O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho   com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

MÚSICA

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e  comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma  de expressão humana.  Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, fetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do  desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


PIRULITO QUE BATE BATE

Pirulito que bate b…

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Atividades com números

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais