Pular para o conteúdo principal

Projeto Alimentação, Higiene e Saúde para Bebês

Neste momento estou trabalhando o tema "alimentação, higiene e saúde" e tive muita dificuldade para organizar materiais e desenvolver esse projeto para o Berçario I. Então postarei aqui o "Projeto Alimentação, Higiene e Saúde para Bebês" e alguns videos sobre o tema. Caso você tenha algum projeto e ideias e queira colaborar com o blog entre em contato. Espero que gostem!
Projeto
   Alimentação, Saúde e Higiene

OBJETIVO GERAL:
Ø    Introduzir os diferentes tipos de alimentos,
desenvolvendo os sentidos, estimulando  a linguagem oral e visual.
Ø    Reconhecer a necessidade de higiene diária
Ø    Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e
higienizados para sua própria saúde.


ü  Incentivar aos bons hábitos alimentares;
ü  Identificar as preferências alimentar dos alunos;
ü  Conscientizar os alunos sobre a importância e os
motivos pelos quais nos alimentamos;
ü  Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde
dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.
ü  Identificar cores, texturas e os diferentes sabores das frutas.
ü  Reconhecer que o corpo suja, e que há necessidade de higiene diária.

Atividades:

ü  Experimentar todas as frutas separadamente
ü  Confeccionar cartazes e registros
ü  Trabalhar com as frutas de plástico
ü  Fazer receitas com as frutas.
ü  Rodinhas com músicas sobre alimentação como
“Comer, comer”, “Meu lanchinho”, pêra,uva maça salada mista,
patati patatá “come come come”,
ü  Histórias que envolvam alimentação
ü  Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas.
Ex. purê de batata, mostrar a batata crua e depois cozida, etc...
ü  Diferenciar alimentos que podem ser ingeridos com casca
ü  Dramatizar os alimentos com teatrinho de fantoches.
Onde eles (fantoches), experimentam alimentos;
ü  Filmes  (a sopa do neném, bolacha de água e sal, etc...);


Culminâcia do Projeto

ü  Fazer  piquenique ou salada de frutas.


Video: A Sopa do Nenêm





Video: Bolacha de Água e Sal




Patati e Patatá em: Hora da Refeição



Todos os videos estão postados no youtube:





Este é sobre higiene:




Se você quiser baixar os filmes do you tube basta baixar um aplicativo que se chama ATube Catcher voce pode baixá-lo no:
é um dos melhores programas, na minha opinião, para baixar videos da Net

 Este video-aula explica como baixar video do Youtube pelo programa, foi postado por  digofire 

Comentários

  1. eu tambem trabalho com berçário I estou adorando mas confesso que é muito dificil encontrar atividades realmente significativas qie fojem do tradicional carimbo de pé e mao,adorei suas ideias muito criativas vou usar todas .

    ResponderExcluir
  2. adorei o projeto, também estou trabalhando um projeto de alimentação saudável com meu berçário, e fiz algumas atividades como exploração de beterraba crua e em seguida fiz tinta de beterraba e dei para eles pintarem, e também dei ela crua e cozida para eles comerem. com a couve também dei para explorarem e depois fiz suco de couve com laranja. a cenoura dei para explorarem e em seguida fomos para a cozinha fazer um bolo de cenoura que ficou uma delicia. espero que gostem das idéias... bjnhus e obrigada pelas suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Trabalho com berçário e no ano passado trabalhei este tema e tive também a mesma dificuldade que você.
    Foi mais ou menos parecido com a sua proposta, só não havia encontrado o vídeo bolacha de água e sal rsrs
    Amei o seu Blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Lista de Chamada

Roda de Música

O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho   com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

MÚSICA

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e  comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma  de expressão humana.  Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, fetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do  desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


PIRULITO QUE BATE BATE

Pirulito que bate b…

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Atividades com números

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais